Projeto Especial

PROJETO FAMÍLIA (PROFAM): REVITALIZAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO 

 

O QUE É O PROFAM?

 

Afinal, porque a Família é importante?

... quem sabe, é porque acreditamos que é na Família que criamos e solidificamos os nossos vínculos de carinho e de amor mais duráveis.

... quem sabe, é na Família que as crianças aprendem valores, sentimentos e atitudes do que é certo e do que é errado.

... quem sabe, nos damos conta de que mulheres e homens numa Família são iguais e a condição humana é a mesma. A origem é a mesma e o destino final também é o mesmo.

Em síntese, o PROFAM é um conjunto de ações sociais, educacionais e estruturais que serão realizados, nas cidades interessadas visando, fundamentalmente, "educar os pais para que eduquem os seus filhos antes mesmo do nascimento".  Este é o objetivo do PROFAM!

Sendo assim, as ações do PROFAM serão integradas, direcionadas e objetivadas visando, antes de tudo, potencializar um conjunto de mecanismos em defesa da Família Brasileira, fortalecer social e institucional a Escola e entender as razões do aumento e não-controle da violência na vida e da vida de todos nós,

O quadro teórico do PROFAM, assim considera:

. a Família no Brasil: desvalorizada, desestruturada e desprotegida.

. a Violência no Brasil: em crescimento, sem controle, disseminada e de extrema gravidade.

. a Escola no Brasil: desconectada da sociedade, enfraquecida institucionalmente, isolada e marginalizada.

È importante registrar aqui que, o PROFAM não sairá do mesmo lugar, e nem irá para lugar algum, sem a ajuda, o apoio e a credibilidade ds Professores e a da Educação!

O IPFAM convida, então, as crianças, as mulheres, os homens, os pais, os professores... do Brasil, , para que acreditem e apoiem a Instituição Família do Brasil, nesta ou em outra realidade, para que ela volte a ocupar o seu lugar de Instituição Protagonista  na história das demais Instituições do Brasil!

 

Ações do Projeto Família (PROFAM)

 

(01). Primeira Ação: Cursos

(1.1). Curso sobre Família para Professores (Parte I)

(1.2). Curso sobre Família ( para profissionais)

(1.3). Curso para Pais sobre Família

 

(02). Segunda Ação: Cursos de Extensão sobre Família

 

(03). Terceira Ação: Palestras

(3.1). Palestra para Profissionais sobre Família

(3.2). Palestra para Pais, Filhos e Comunidade sobre Família

 

(04). Quarta Ação: Atividade de Extensão

(4.1). Núcleos de Estudos da Família (NEFam)

(4.2). Conselho Municipal da Família (CMFam)

 

(05). Quinta Ação: Ação Social

(5.1). Política Social para a Família

(5.2). Programa de Planejamento Familiar: com a participação do homem e pela Educação

 

(06). Sexta Ação: Ação Institucional

(6.1). Rede Intermunicipal de Estudos sobre a Família

   

(07). Sétima ação: Ação Empresarial

(7.1). Serviço de Atendimento a Família (SAFAM)

 

(08). Oitava Ação: Projeto Especial do PROFAM

(8.1). Campanha Comunitária (Paz na Família)

 

(09). Nona Ação:  Temas Capitais do PROFAM

 

Sínteses das Ações do PROFAM

 

(1.1). Curso sobre Família para Professores

Objetivos

1. gerar mudanças de atitudes e comportamentos nas relações familiares e interpessoais dos professorres, alunos e sua familias que poderão contribuir para o melhoramento da qualidade de educaçao nas escolas, e;

2. refletir e instituir a importância da distinção entre o papel da Escola e a função da Família na educação das crianças.

Programa

Primeira Parte: da Família para a Escola

Temas: I. convivência familiar

             II. pais e filhos: limites, valores, responsabilidades...

             III. quem educa e quem ensina

Segunda Parte: da Escola para a sociedade

Temas: IV. professor, aluno e família: ma parceria necessária

              V. ... afrontamento no lugar do encantamento

                  ... conflito no lugar do diálogo. O quê e como fazer?

 

(1.2). Curso sobre Família para Profissionais

Objetivos   

. aperfeiçoar interessanos na temática das Ciências da Família

. desenvolver um posicionamento crítico sobre a temática da Instituição Família e analisar a realidade de vida da Família nos dias de hoje.

Programa

Seminário I

Duração: 03 horas-aula

Título: História Social da Família

Itens: . conceito de família

           . a história da família ocidental

           . a família na atualidade

 

Seminário II

Duração: 03 horas-aula

Título:Organização Famíliar

Ítens: . relacóes conjugais

           . relações pais e filhos

           . funçoes e papéis na família

 

Seminário III

Duração: 02 horas-aula

Título: Ciclo de Desenvolvimento da Família

Ítens: . a familia e os problemas contemporâneos

           . dinâmica das relações famlilares

           . comnicação conjugal e familiar

 

(1.3). Curso para Pais sobre Família

Objetivos

. refletir e instituir a importância da distinção entre o papel da Escola e a função da Família na educação das crianças.

Conteúdos: . história da família

                     . a família e as suas dimensões educacionais

                     . problemáticas familiares

                     . a escola e o ensino

                     . família, escola, professor e aluno... e a lógica do ato pedagógico

                     . o aprender a transmissão do conhecimento

                     . informar ou formar?

                     . dinâmica professor - aluno

 

(02). Cursos de Extensão sobre Família

(2.1). Violência conjugal

Objetivo: conhecimento das formas de violência mais comuns praticadas nos relacionamentos conjugais e as causas determinantes de tais atos.

 

(2.2). relação de pais e filhos adolescentes

Objetivo: proporcinar conhecimentos e trocas de experências quanto ao relacionamento entre pais e filhos no período da adolescência.

 

(2.3). A Instituição Família: umm olhar interdisciplinar

Objetivo: conceito de família na visão de diferentes áreas do conhecimento.

 

(2.4). Pais e filhos - e os limites como ficam?

Objetivo: a relação enre liberdade e liberdade excessiva entre pais e filhos.

 

(2.5). As novas formas emergentes de uniões

Objetivo: conhecer como efetivar relações em um mundo em constante evolução conjugal.

 

(2.6).  Casamento: um e o outro!

Objetivo: verificar como se efetivam os papéis dos cônjuges nos vínculos de casamento.

 

(2.7). História Social da Família

Objetivo: desenvolver a história social de origem da família no Brasil, as teorias existentes sobre a mesma assim como o papel e a função na sociedade.

 

(2.8). Relações Família e Trabalho

Objetivo: verificar como se efetivam, nos dias de hoje, as novas relações entre Família e Trabalho no âmbito das profundas modificações sociais, econômicas, políticas e tecnológicas ocorridas.

 

Duração: 02 horas-aula cada curso

 

(03). Palestras

 

(3.1). Palestra para Profissionais

Título: a Família na Sociedade

Público: profissionais que trabalham direta, ou indiretamente, o tema das Ciêncas da Família.

Conteúdo: . convivência familliar

                   . valores familiares

                   . relações família e sociedade

                   . mundo da família e mundo do trabalho

                   . relacionamento humano

                   . processo de comunicação familiar

Duração: 02 horas-aula

 

(3.2). Palestra para Pais, Filhos e Comuidade 

Título: Relações familiares entre pais e filhos

Público: pais, filhos e comunidade

Conteúdos: . valores na sociedad atual

                     . limites e responsablidades

                     . fases de crescimento

                     . cidadania

                     . perspectiva de futuro

                     . alcoolismo, drogas...

                     . família - sociedade - escola

Duração: 2 horas-aula

 

(04). Atividades de Extensão 

 

(4.1). Núcleo de Estudos da Família

Objetivos:

. potenciar e ampliar o conhecimento científico em relação a temática das Ciências da Família.

. proporcionar oportunidades para professores, profissionais, alunos e interessados em aprofundar assuntos relacionados a Instituição Família.

. contribuir, no sentido de um crescimento profissional teórico e prático, à todos aqueles que estudam ou se interessam pelo tema Família.

. avaliar a bibliografia, nacional e internacional, existente sobre a temática da Instituição Família.

. possibilitar um intercâmbio de ideias e opiniões entre os integrantes do grupo e, destes com os demais interessados, no tema específico da Família.

 

(4.2). Conselho Municipal da Família (CMFam)

 

O Conselho Municipal da Família - criado em cada município vinculado ao PROFAM, será um órgão colegiado de caráter público, sem fins lucrativos, credo político ou religioso, com prazo indeterminado de duração, que se regerá por um Regimento e por Resoluções do Conselho Pleno.

 

Objetivos:

 

. congregar e conjugar esforços dos órgãos públicos, entidades privadas e grupos organizados que tenham em seus objetivos o atendimento, e/ou promoção da Familia, estabelecendo as diretrizes da Política Social para a Instituição Família na cidade.

. valorizar a família toda, e todas as famílias, assim como a plena integração na mesma na nossa sociedade.

. propor medidas que visem a proteção, à assistência, a promoção e a defesa dos direitos da Família.

. promover a reflexão e o debate de princípios e valores da Família na sociedade atual.

. promover o desenvolvimento da investigação e capacitação  em relação aos Assuntos da Familia.

 

(05). Ação Social

 

(5.1). Politica Social para a Família

 

A discussão com o objetivo da construção de uma Política Social para a Instituição Social no Brasil deve estar centrada - preferentemente e não exclusivo, nas seguintes idéias básicas.

(1). a família deve ser considerada como a célula vital e de valor estruturador para a sociedade.

(2).  o município deve garantir condições para os seus membros no sentido de se realizarem como indivíduos.

(3). O governo municipal deve oferecer condições para as famílias para a obtenção da educação, emprego, habitação, saúde, segurança social, transporte, justiça, consumo, lazer...

(4). a mulher deve ter igualdade no plano jurídico, político, econômico, social e cultural na sociedade.

(5). as crianças e os menores devem ter o direito de serem protegidas do trabalho infantil, combate ao abandono de crianças e a separação dos filhos dos pais, combate ao abandono precose da escolaridade e a todas as formas de violência contra elas, regulação da adoção, recusa de todo o tipo de discriminação das crianças em relação a filiação, sexo, etnia, cor... com vistas a seu pleno desenvolvimento e realização pessoal.

(6). o idoso deve ter o respeito de toda a sociedade.

 

(5.2). Programa de Planejamento Familiar para o Brasil com a

participação do homem e pela Educação.

 

(5.1). Curso Preparatório

 

Objetivo: analisar o que é, o que representa e as consequências do Planejamento Familiar.

 

Programa

 

Seminário I: marco social do Planejamento Familiar

 

Seminário II: os fundamentos biológicos da reprodução

Objetivo: envolve os conhecimentos anatômicos e fisiológicos indispensáveis para a compreensão , não só da reprodução em si, mas também dos problemmas que podem existir e como podem ser evitados.

 

Seminário III: o controle da fertilidade

Objetivo: analisar os meios e os métodos existentes para o controle da fertilidade

 

Seminário IV: Recursos disponíveis

Objetivo: conhecer os recursos disponíveis que existem para a implantação de um Programa de Planejamento Familiar.

 

Seminário V: Mesa-Redonda: o aborto!

 

Duração do Curso: 20 horas-aula

 

(06). Ação Institucional

 

(6.1). Rede Intermunicipal de Estudos sobre a Família

 

Cidades Integrantes:

(01)...........

(02)...........

(03)...........

(04)...........

É muito difícil, senão impossível, desvincular a relação que existe entre a Instituição Família e a cidade. Ambas, não podem ser pensadas isoladamente do contexto social de onde se originam e se situam. Se isto acontecer, em relação a cidade, a sua forma e estrutura não mais possibilitam uma adequação ao ritmo das mudanças e do processo científico, tecnológico, filosófico e cultural.

É com esta convicção que emerge a proposta de criar, implantar e desenvolver a Rede Intermunicipal de estudos da Família com os seguintes objetivos:

. manter uma comunicação sistemática entre os profissionais indicados pelas cidades para integrar a Rede, que desenvolvem atividades na temática da Família, criando laços de cooperação e de mútua colaboração.

. criar, manter e acrescentar uma corrente de opinião em direção a valorização, em nossa sociedade, da Instituição Família,

. produzir, organizar e difundir o conhecimento científico atualizado em relação a temática da Família local e regional.

Constituição da Rede:

Em data previamente agendada, os Prefeitos das respectivas cidades que integram a Rede, estarão reunidos com o objetivo de firmar o Convênio de mútua colaboração e cooperação entre si para dar formato jurídico a Rede.

Neste mesmo dia será realizada a primeira Reunião dos Prefeitos que participam da Rede com a seguinte pauta:

. processo de integração do grupo

. análise, discussão e aprovação dos objetivos da Rede

. constituição do Regimento Inerno da Rede

. elaboração de normas, rotinas e Plano de Trabalho da Rede

 

(07). Ação Empresarial

 

(7.1). Serviço de Atendimento a Família (SAFam)

 

O SAFam é um Programa a ser implementado em empresas no município e visa oferecer atendimento, assistência e acompanhamento qualificado à todos os funcionários da empresa e sua Família.

Este Programa, paulatinamente, fará com que a empresa se integre a um atendimento mais eficiente à todos os seus fincionários e suas família proporcionando-lhes, assim, um atendimento especial e especializado que reuna as seguintes características:

. atendimento integral e integrado

equipe multidisciplinar apta e treinada

. enfoque biosicosocial

. promoção, prevenção, tratamento e reabilitação do funcionário e sua família buscando otimizar seus potenciais no sentido de torná-lo integrado consigo e com a comunidade.

 

(08). Campanha Comuniária do PROFAM

 

(8.1). "Prevenção de Violência no ambiente Familiar - Paz na Família"

 

Esta Campanha visa, entre outras coisas, a ajudar os pais a encontrarem melhores maneiras de educar os seus filhos - desde o nascimento até a adolescência - sobre a não-violência e a cultura da paz entre eles próprios no àmbito da Instituição Família.

A educação pela paz, essecial desde o ventre materno, são exemplos de ações que ajudam a Família a construir a paz dentro de suas casas.

 

(09). Temas Capitais do PROFAM

 

Estes são os temas capitais do PROFAM:

 

(I). Uma nova Comunidade: participação efetiva e engajamento da comunidade para o seu próprio desenvolvimento familiar e para o crescimento do grupo social.

(II). Mobilização Educadora: modificação de comportamento na relação entre professores, pais e alunos para o aprimoramento do sistema educacional.

(III). Cegonhas a parte: compreensão da sexualidade como parte do indivíduo e os componentes sócios culturais transmitidos desde a infância.

(IV). Discussão e respeito: reflexão sobre integridade, identidade e subjetividade como característica do ser humano e as atitudes que caracterizam as relações interpessoais na Família.

(V). Arte Educadora: a arte a serviço da juventude.

(VI). Dos 8 aos 80 anos na Escola: a participação do idoso nas atividades na Escola.

(VII). Lugar do idoso é na Família: valorização das pessoas idosas junto as famílias.

(VIII). Encontro com as barrigas: maternidade responsável

(IX). Gabinete de gênero: femininos e masculinos pensados juntos e separados

 

 

PROJETO COMPLEMENTAR DO PROFAM

 

GRUPO DE ALTOS ESTUDOS EM CIÊNCIAS DA FAMÍLIA

 

Introdução,

Estudar a Família, no âmbito das Ciências da Família, significa:

(01). admitir que ela encontra-se no ponto de articulação entre o indivíduo e a sociedade, e;

(02). acreditar que é através dela "que os indivíduos atingem a sociedade e a sociedade atinge os indívidos".

Logo - e acima de tudo - trabalhar e estudar a Família significa admitir e acreditar na contribuição que ela pode oferecer à sociedade, de "todas as famílias e as famílias todas", para que seja responsável e humana, com seus direitos e deveres.

 

Objetivos do Grupo de Estudos,

. potenciar e ampliar o conhecimento científico em relação a temática da Instituição Família.

. proporcionar oportunidades para professores, profissionais, alnos e interessados em aprofundar Assuntos de Família.

. contribuir, no sentido de um crescimento profissional teórico e prático, à todos aqueles que estudam, trabalham ou se interessam por esta temática específica.

. avaliar a bibliografia, nacional e internacional, existente sobre os Assuntos de Família.

. possibilitar um intercâmbio de ideias e opiniões entre os integrantes do grupo e, destes com os demais interessados na Família.

... sendo assim, a Instituição Família - em seu meio e fora dela - pode transformar a sociedade, seus indivíduos e sua estrutura, para que a mesma seja digna e proporcione  oportnidades iguais para todos.

O Referencial Teórico e Histórico que fundamenta a estrutura teórica dos conhecimentos sobre a Instituição Família está assim organizado:

. o que é a Família?

. o processo histórico da Família.

. relações da Família com a sociedade e vice-versa.

. deveres da sociedade para com a Família:

  . o Estado e a Família

  . direitos específicos da Família

  . direitos gerais da Família

. deveres da Família para com a sociedade:

  . direitos da sociedade sobre a Família

  . função social da Família

. a discutida crise da Família

  . o sentido da Família

  . a Família como elemento na estrutura social

  . a Família do passado e do futuro

. as teorias gerais de origem da Família

  . bachofen

  . mayne

  . le play

  . burgen

. as teorias antigas sobre a Família

  . morgam

  . engels

  . mauss

. as teorias contemporâneas sobre a Família

  . vevi-strauss

  . tilion

  . parsons

Obs: os encontram ocorrem semanalmente - durante um ano letivo, com duração de duas (2) horas-aula.

 

Anexo

 

Cada participante das atividades do PROFAM - ou quem quer que seja que tenha interesse nos Assuntos de Família, receberá um conjunto de textos de autoria do Prof.Dr.Marco Antono Fetter assim nominados:

Textos Gerais,

 

. Um novo tempo para Família

. Briga de marido e mulher

. Planejamento Familiar: uma interpretação sociológica

. Feminino e Masculino: quem é o quê?

. Importância da Família

. Igualdade: iguais... mas não os mesmos!

. Relacionamento de uma pessoa com outra

. Os meios de comunicação e a Família

. ... família, escola, alunos e os professores: uma reflexão

. Os pais como modelo de comunicação

. Convivência Familiar

. A Família Ocidental

. Aspectos fundamentais da Família do Futuro

. A Instituição Família: perspectiva do futuro

. O Início da Família no Brasil

. Futuro da Família: um espaço para refletir

. Somos muito mais que dois...

. Vida conjugal e familiar

. Paternidade Responsável

. Para os Professores...

. ... bem, mas então: para quê Família?

. Bem-vindo ao mundo de todos os dias...

. A Família é insubstituível! 

 

Textos sobre Educação,

 

. A Família e o modelo Educativo

. Educação Familiar

. A Família e a Escola: uma parceria urgente!

 

Textos para Reflexão

 

. Razões para estudar a Família

. O casal do futuro

. Um novo tipo humano

 

Texto para a Sociedade,

 

. Manifesto em Favor da Família Brasileira

 

Texto Especial,

 

. Família Hoje!

 

                                                 Nossas Considerações,

 

É ,mportante que cada um em particular, e todos saibam, o  que pensamos e a nossa idéia sobre os mais variados Assuntos de Família. 

Assuntos estes que dizem respeito a cada um de nós! Pensem em cada palavra escrita aqui. Afinal... elas são consequências de mais de três décadas de estudo e interesse nesta, e em diferentes realidades sobre este fascinante e complexo Mundo da Família. 

Para nós, do IPFAM, todos devem ter claros quais os valores que considera essenciais para a vida em Família e como ser humano. Devemos mostrar com atitudes que esses valores fazem parte do nosso mode de agir.

A criança, toda ela, deve se sentir acreditada por aquilo que ela é. Amada e respeitada - assim, a criança não precisará de "coisas" para ser reconhecida como alguém muito especial.

Priorize sempre, e em qalquer situação, a qualidade do tempo em Família. Vai notar a diferença... para melhor! Assim, o desafio de educar torna-se uma oportunidade... para todos.

Você que é pai lembre, sempre, que seremos para a vida toda os principais modelo de conduta para os nossos filhos. Somos o seu currículo.

Para sempre, caberá a Família tornar humano cada membro que nasce e nada vai substituir a Família na execução de suas funções de amar, cuidar e educar. Ainda bem..

Por sua vez, é bom que saibamos que a Escola e os professores - depois da Família, é o que mais importante existe na vida de uma criança. Por isso, a Educação é necessária todos os dias... porque todos os dias nascem crianças!

Quando me perguntam, o que fazer, digo: é preciso acreditar em todas as famílias, em todas as escolas, em todos os professores, em todos os alunos, em todos os filhos e em todas as crianças... até porque não existe ninguém mais humano que o outro.

Que  o aluno aprende e o professor ensina já sabemos. Mas, reflletir como é que o professor realiza este ato, requer estar disposto a viver com intensidade o valor da experiência.

No nosso entender, só um ensino é possível: aquele que visa educar - e não doutrinar os sentidos de uma criança.

Como compreender, por outro lado, o desrespeito, a desconsideração que o estamento político mantém com a Escola? E como esta problemática - entre Escola e Família, reanima o distanciamento da Família em relação a Escola?

... por isso, a Família tem que continuar tendo a sua função de humanizar os seus filhos e a Escola o seu papel - entre outros, de socializarr os seus alunos. Ainda bem...

Fique, sempre, do lado de quem ame, procure entender um pouco melhor o mundo mágico de teus filhos, busque a felicidade nas pequenas coisas, tenha paz na vida e viva em paz. preserve os teus valores, instintos e convicções... e sonhe! Acredite no sonho de um mundo de pessoas que dizem não as drogas, as injustiças sociais e a corrupção.

É sábio quem pensa que o futuro da Família independe de qualquer espécie de movimento de massas. É uma ilusão pensar que melhores leis e leis mais severas é o que está fazendo falta.

Quem acha - ou acredita, que é preciso reconstruir a Família para que tudo volte a funcionar como antes... "não vê que o doente não é a Família, ms o seu núcleo central, que é o casal!"

É importante saber que o mundo não pode ser dominado por tecnocratas dum ladoe teocratas de outro. Uns falam em nome do progresso e os outros em nome da salvação da humanidade. Sempre vai valer a pena existir o eqilíbrio enttre um e outro...

Não heverá a disposição de ninguém um modelo de Família pronto para consumo. Como não se constrói uma cidade com os restos de um terremoto, do mesmo modo seria irracional reconsttruir a Família com o que dela sobrou. E nem uma Escola!

Existem erros, fracassos, equívocos, injustiças, mas a nossa função no mundo é contribuir para efetivar a justiça num sociedade de todos e para todos.

Este, acredito,é um objetivo que nunca se concluirá, mas do qual não podemos abrir mão e nem desistir. Se o fracasso, bater na sua porta, não abaixe a cabeça demais Se o sucesso chegar, não a levante muito.

... por isso, é urgente dizer aos nossos filhos e crianças que podemos ser melhores do que estamos sendo. Tente!

Feliz, também, é aquele que tem o privilégio de trabalhar, estudar, interessar-se por temas e assuntos como Família e Escola...

 

 

 

 

 

 

      

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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