REBRAF

Rede Brasileira de Estudos da Família 

REBRAF

 

Assim a REBRAF é carecterizada,

 

A "Rede Brasileira de Estudos da Família - REBRAF" - iniciativa vinculada ao Instituto Pró-Família (IPFAM), é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, "cuja finalidade é reunir, produzir, organizar e difundir o conhecimento científico atualizado em relação a temática das Ciências da Família em âmbito local, regional, nacional e internacional". 

 

São seus principais objetivos,

. reunir, produzir, organizar e disseminar informações e conhecimentos relativos aos interessados e estudiosos da Instituição Família;

.  promover programas de difusão dos valores da Família;

. promoção de intercambio científico local, regional, nacinal e internacional na temática da Instituição Família;

. participação e apoio a organizações afins nacionais e internacionais em Assuos de Família;

. incentivar, apoiar e promover iniciativas que contribuam para capacitação e aperfeiçoammentodos profissionais que atuam no âmbito global das Ciêncas da Família, e;

. se fazer presente na sociedade propiciando um diálogo interdisciplinar sobre os problemas da atualidade que afetam a vida em Família, por meio de mesas-redondas, conferências, congressos, palestras e debates.

 

Para cumprir com os seus objetivos, a REBRAF configurar-se-á como um forum aberto e plural para diálogo e debate dos princípios, objetivos e da prática do pleno desenvolvimento humano e,nessas condições, não deverá assumir posições político-partidárias, religiosa ou ideológica, enquanto respeitará as posições de seus membros.

 

A organização, funcionamento e programação da REBRAF se pautarão nos princípios da democracia, com observância  nos princípios éticos e constitucionais da legalidade, impessoalidade, publicidade e da eficiência, caracterizando-se como uma entidade aberta e progressista.

 

"Selo REBRAF"

 

O "Selo REBRAF" tem como principal objetivo, o de proporcional aos funcionários (e suas famílias) assim como para todo o universo de colaboradores - em todos os níveis - um conhecimento sobe o que significa a Família para todos nós em particular e, principalmente, o que significa um funcionário feliz na sua Família para a Empresa.

 

A Empresa Associada - ao Selo REBRAF,  terá direito:

. ao acesso exclusivo de todo o material da REBRAF.

. ao material treinamento mediador. Este material terá produção trimestral, quatro (4) temas por ano e informativos trimestrais.

. ao Sistema TAD (treinamento a distância)

. toda Empresa - portadora do Selo REBRAF, receberá material e treinamento a distância sobe os Assuntos de Família e e-mails informativos sobre as atividades da REBRAF.

 

O que a REBRAF oferece para os seus associados?

 

. um canal permanente de comunicação entre as pessoas que trabalham com a Instituição Família, no âmbito global das Ciências da Família, criando laços de amizade, solidariedade e cooperação.

 

. a possibilidade de intercambiar dados, informações e conhecimentos entre os membros da REBRAF, com liberdade e fluidez, em Assunttos de Família.

 

. acesso a determinnados tipos de informações e conhecimentos restritos a universidades, institutos e centros de estudos nacionais e internacionais que se dedicam ao estudo e pesquisa da Instituição Família.

 

. geração de conhecimentos de avançada e alta especialização no campo das Ciências da Família.

 

. usufruir dos recursos da REBRAF, independente do local onde estes se encontrem, tais como bibliotecas, centros de documentação, dados, pesquisas e estudos.

 

. bibliografia nacional e internacional atualizada sobre a temática das Ciencas da Família.

 

. propiciar a comunicação e o intercâmbo de informações entre os associados da REBRAF e a Coordenação Executivaa da REBRAF. Cada associado terá direito a duas (2) consultas mensais dirigidas aos docentes vinculados a REBRAF sobre assuntos pertinentes das Ciêcias da Família.

 

. recebimento de Boletins da REBRAF.

 

. recebimento dos textos produzidos pela REBRAF

 

. assistir e participar do "Congresso da REBRAF" que será realizado anualmente.

 

. acesso ao "Centro de Informação e Documentação Científica sobre a Família Brasileira" da REBRAF.

 

. solidificar e instrumentalizar a vinculação entre os setores acadêmicos, institucionais, privados e a sociedade civil para potenciar

a Instituição Família.

 

Quem pode ser um associado da REBRAF? 

 

Todos aqueles que se interessam pelos diversos assuntos da Instituição Família, no âmbito das Ciências da Família, ou trabalham, direta ou indiretamente, com a problemática familiar

 

Como a REBRAF é gerida?.

 

Através de uma Diretoria composta pelo presidente, vice-presidente, secretário geral, tesoureiro e um diretor executivo. O Conselho Deliberativo é composto por seis (6) associados.

 

O início da REBRAF,

 

Ela está sendo pensada, e repensada, desde o ano de 1988 quando o Instituto Pró-Família (IPFAM) foi criado. Como entidade vinculada ao IPFAM, o embrião da REBRAF iniciava a sua configuração teórica e a sua bagagem institucional nacional e internacional. Desde aqueles anos, a REBRAF foi formando os seus significados.

 

Por aqueles tempos, os primeiros contatos foram realizados com os futuros Consultores nacionais e internacionais da REBRAF para planejar, e estruturar, a curto, médio e longo prazo o que viria a ser a REBRAF do ano de 2024 para os seguintes...

 

Em síntese, a REBRAF é um Sistema de Gestão de Informações Científicas e Educacionais em Assuntos de Família para os seus associados.

 

Então... associa-se na REBRAF e entre no fascinante e complexo Mundo da Família!

 

Observação: Nos próximos dias, um conjunto de informações serão disponibilizadas neste espaço para entendimento de nossos futuros associados!

 

ANEXO I

O qué é o "Banco de Dados da Instituição Família" da REBRAF?

 

Objetivos,

 

Organização e Sistematização de um "Banco de Dados da Instituição Família", em relação aos estudos e pesquisas que foram, ou estão sendo realizados, sobre a Instituição Família, em sua mais diversa temática, tanto em nível regional, estadual, nacional e internacional.

 

Súmula,

 

Desde o ano de 1988 venho tendo a preocupação de organizar uma bibliografia especializada, nacional e internacional, voltada aos estudos e pesquisas relacionados a Instituição Família.

 

Atualmente (2023), tenho cadastrado 1625 títulos, nacionais e inernacionais que, sob os mais variados aspectos, abordam e discutem o tema Família. Além da relação nominativa desses títulos, integram este acervo um "abstract" dos mesmos o que certamente valorizam estes preciosos documentos.

 

Integro, igualmente, desde 1993, uma equipe internacional, das mais diversas formações academicas que, regularmente, intercambiamos artigos, estudos e pesquisas sobre a Instituição Família em diversas realidades.

 

Em Outubro de 1991 estive em Madrid-Espanha (Congresso Internacional de la Família - Universidad Pontifícia Comillas) -  a convite da FIUC (Federacion Internacional de Universidades Católicas) que, com apoio da ONU que representava na qualidade de "Consultor da ONU para o Brasil em Assuntos de Família", cargo este que desempenho até os dias de hoje, coordenou uma pesquisa, em nível mundial, sobre a Instituição Família Mundial.

 

Neste Congresso, onde proferi a Conferência de Abertura, estavam presentes 826 pesquisadores da temática da Família representando países e centros de pesquisa avançada latino-americanos, europeus, asiáticos e do mundo oriental.

 

Nesta ocasião, tive a oportunidade de estabelecer laços pessoais e profissionais - que ainda hoje existem e ocasionam importantes resultados e fontes de colaboração e cooperação para o desenvolvimento continuado do "Banco de Dados da Instituição Família" da REBRAF que hoje apresento.

 

Desde 1996, o "Banco de Dados da Instituição Família" da REBRAF organiza, sistemáticamente, uma relação de Trabalhos, Dissertações e Teses produzidos sobre a temática da Instituição Família concluidas, e apresentadas, em diversas universidades no Brasil e internacionais.

 

Prof. Dr. Marco Antonio Fetter

Presidente do IPFAM