MINHA HOMENAGEM

 

Todo o santo dia agradeço a Deus pela existência de dois homens que mudaram a mnha vida, para melhor: o nascimento do meu filho Felipe e o Professor Doutor José Gimenez Blanco, catedrático de Sociologia da Universidad de Deusto (Bilbao-País Vasco-Espanha).

 

Um, o Felipe, por ter iluminado os meus dias pela maravilhosa oportunidade que tenho em ser seu pai e aprender - todos os dias, pelos seus ensinamentos e pela convivência. Muito obrigado por voce existir. Sempre será o meu maior amor incondicional. Combinado?

 

O outro, o José... o Blanco de alma e existência branca. Meu amigo, professor, conselheiro, tutor dos meus estudos de Doutorado em Família e Diretor de minha Tese de Doutorado: Perspectiva de Futuro da Família Brasileira. Não anda mais por aqui, mas vive em mim. Amo e respeito voce Professor e nunca o esquecerei. Obrigado por oportunizar este conhecimento que tenho hoje dese fascinante e complexo mundo da Instituição Família. Obrigado por me tornar um idealista, um determinado, um sonhador e um utópico. Não sei se nesta ordem...

 

Ele entregou à mim em 1988 o título de Doutor em Família lá naquele maravilhoso país chamado País Vasco!

 

Neste ano - lindo de 1988 nascia, também, o Instituto Pró-Família (IPFAM) e o gérmen tímido do PRO-FAMÍLIA (PROFAM) onde acreditava, e acredito, que a Instituição Família deve ser considerada, e valorizada, como a Instituição Protagonista das demais Instituiçoes Braslleira.

 

Bem... aqui estamos: o filho, vivendo a vida que o torna feliz. O meu Professor, olhando e cuidando de mim... como sempre fez. O IPFAM, o PROFAM e eu nos apresentando ao Brasil...  aos poucos e com todos os cuidados necessários. Afinal... aquela utopia de 1988 torna-se uma realidade em 2024. Uma doce realidade!

 

Bem... se chegamos até 2024, é importante registrar aqui minha última conversa com meu amado Professor lá em um restaurante em Viscaya  em 1988. Nesta noite, o IPFAM apareceu para mim. Foi assim:

 

Blanco: Marco Antonio, amanhã volta ao Brasil como Doutor em Família, não é?

 

Marco: Sim, é.

 

Blanco: já sabe para quê?

 

Marco: Sim. Para continuar o meu trabalho como Professor e Pesquisador no Centro de Documentação e Pesquisa (CEDPE) da UNISINOS e, também, para iniciar as minhas atividades como Consultor das Organizações das Nações Unidas (ONU) para o Brasil em Assuntos de Família.

 

Blanco: mais nada Marco Antonio?

 

Marco: o senhor acha pouco?

 

Blanco: sim, acho.

 

Marco: tem alguma ideia?

 

Blanco: sim, eu tenho. Volta para o Brasil e começa a estruturar o IPFAM e pensa sobre o PRÓ-FAMÍLIA (PROFAM). Conversamos sobre isso há pouco. Inclusive escreveu algo aí na tua agenda (até hoje tenho o que escrevi na agenda).

 

Marco: escrevi sim. O senhor me ajuda?

 

Blanco: claro que sim...

 

Nos despedimos com um abraço, um beijo e aquele seu olhar doce. Antes, no entanto, ouvi a última frase dele que a escuto até hoje...

 

Blanco:  MARCO ANTONIO LEMBRE: FAZER É, AINDA, A  MELHOR MANEIRA DE MUDAR O MUNDO. QUE DEUS TE ACOMPANHE!

 

Emocionado, sorri, e abanei minha mão concordando.

 

Desde aquele dia... é o que tenho feito:penso e faço! Quem sabe, não é a hora e o momento de nascer no Brasil, junto com o PROFAM, o embrião de uma Família Cooperativada