CONCEITO DE FAMÍLIA DO IPFAM

 

Para todos os fins - e todas as possíveis interpretações, é importante registrar que a Instituição Família é um sistema muito complexo uma vez que:

 

. não existem duas famílias iguais;

 

. ela passa por vários ciclos de desenvolvimento, e;

 

. ela é muito interativa.

 

É inegável qe a Instituição Família vem transformando-se através dos tempos  e das culturas uma vez que ela acompanha as mudanças sócio culturais, econômica, religiosa e política do contexto em que se encontra inserida. Senão vejamos:

 

. no passado, em sociedades primitivas, a necessidade de subsistência regulava a união e o número de filhos.

 

. na Idade Média, as uniões e o número de filhos, eram determinados pela forte influência da Igreja Católica e de seu poder econômico.

 

. no século XX, há pouco findo, tivemos dois acontecimentos que contribuíram para que ocorressem algumas mudanças na Instituição Família:

 

(01). duas grandes guerras, e;

 

(02). uma importante migração da população do campo para a cidade.

 

Para o IPFAM, a Instituição Família é considerada como a principal responsável pela formação da nossa identidade. É na Família, que a individualidade dos seus membros é moldada, construída e onde desenvolvemos um sentimento de fazer parte de alguma coisa, de pertencer, de separar, de poder ser único e independente.

 

Logo... é na Família, em sua qualidade de gestora da vida, que o ser humano nasce e cresce como pessoa, como filho ou como irmão e, igualmente. também é na Família, que fundamenta a existência de uma sociedade justa, igual e livre para todas as famílias e as famílias todas.

 

Sendo assim, é possível afirmar que a Família:

 

... se, por um lado, ela é de "natureza binária", onde a mulher e o homem se unem para um objetivo comum, é; de "natureza dialética", onde os opostos se defrontam.

 

 ... ela é, por outro lado, um sistema essencialmente dinâmico por ser: uma unidade aberta ao mais e uma unidade sempre próxima da dissolução.

 

Dessa forma, e como premissas para o conceito de Família do IPFAM, é importante salientar ainda que:

 

... é na Família que se realiza o choque "do infinitamente distante com o infinitamente próximo".

 

... a Família é um espaço sócio cultural que deve ser continuamente renovado e reconstruído, não é um espaço para "descansar".

 

Fundamentado assim, o IPFAM trabalha as suas atividades no seguinte conceito de Família: "a Família é - em sentido estrito - uma constelação de pessoas interdependentes convivendo juntas e repartindo entre si o acesso a um campo afetivo comum".