"CIÊNCIAS DA FAMÍLIA" É O CONCEITO QUE DEFINE A PERSONALIDADE DO IPFAM

 

O caráter do IPFAM é essencialmente interdisciplinar. O estudo da Instituição Família não pode limitar-se a uma única perspectiva conceitual e metodológica, nem sofrer o fracionamento e a não-comunicação entre as especialidades científicas.

 

A Família, como o ser humano - mulher e homem - que são a primeira manifestação organizada de sua natureza solidária, contém tal riqueza de dimensões que seu estudo integral convoca a atenção, direta ou indireta, de muitas ciências e necessita uma boa organização do diálogo entre as recíprocas aportações de cada uma delas.

 

A filosofia de organizar as Ciências inspira no IPFAM uma visão da Família segundo o qual esta realidade, que afeta a cada ser humano e a qualquer sociedade, é especialmente idônea para constiturum ponto de encontro entre Ciências Humanísticas e Experimenais.

 

Com harmonia, os métodos e aportações das disciplinas experimentais biomédicas, os resultados da reflexão teórica e da verificação empírica das ciências psicológicas e sociais e as formas de elaborar conceitos próprios de alta especulação teológica, filosófica, antropológica, ética e jurídica seriam canalizadas, todas elas, para integrar a grande massa de informações que para o IPFAM seriam direcionadas.

 

Para o IPFAM, estas são as Ciências da Família:

(01). Antropologia

(02). Filosofia

(03).  Direito

(04). Psicologia

(05). Sociologia

(06). Serviço Social

(07). Medicina

 

Logo... as ciências exatas (matemática, a física, a química...) deveriam unir-se com a sociologia, a psicologia e a filosofia para construir uma ciência humanista, capaz de produzir ferramentas que modifiquem o mundo!

 

... assim, o conhecimento humanista teria a capacidade de produzir idéias, as idéias - por sua vez - produzem os sonhos e os sonhos teriam o poder de transformar a sociedade!